A Psicopedagogia


Sónia Martins

Sónia Martins
Psicopedagoga


Saber mais
Sónia Martins

Sónia Martins
Psicopedagoga

Licenciada em Psicopedagogia pela Universidade Moderna.

Ao longo de 15 anos de experiência, tem acompanhado crianças, adolescentes, jovens e adultos em consulta de psicopedagogia, intervindo ao nível das dificuldades de aprendizagem e também na sua prevenção, contribuindo para o seu desenvolvimento cognitivo, emocional, relacional, social e profissional e para que aprendam a prender, a pensar, a reflectir, a estudar e a comunicar e a transferir e a generalizar conhecimentos.

Neste sentido, e para que o acompanhamento psicopedagógico tenha resultados positivos, adequa a sua prática a cada caso, tendo em conta as suas especificidades e constrói relações de confiança quer com os indivíduos que acompanha, quer com todos os envolvidos no processo (família, escola, professores, outos técnicos).

O que é?


A Psicopedagogia é uma ciência do ramo das ciências humanas que integra os saberes da Pedagogia, da Psicologia, da Neuropsicologia, da Psicolinguística, da Fonoaudiologia e da Psicomotricidade. Tem como objecto de estudo o processo de aprendizagem humana nos seus aspetos cognitivos, emocionais e psicomotores, considerando a influência do meio (família, escola, trabalho, sociedade) no seu desenvolvimento. Neste sentido, identifica os obstáculos que possam interferir na aprendizagem da crianças, adolescentes, jovens e também adultos para, posteriormente, traçar um plano de intervenção adequado às necessidades identificadas.

A quem se destina?


O acompanhamento psicopedagógico destina-se a todos os indivíduos (crianças, adolescentes, jovens e adultos) que apresentem sinais de dificuldades de aprendizagem, designadamente:

 

Atenção

Concentração

Leitura

Escrita

Lateralidade

Vocabulário

Grafismo

Expressão verbal

Raciocínio lógico-matemático

Técnicas e métodos de estudo

Auto-estima

Autonomia


Para além disso, também se dirige a todos aqueles que apresentem um processo de aprendizagem regular, mas que pretendem optimizar as suas competências de forma a melhor se adaptarem às exigências da aprendizagem escolar/profissional/social.





Qual o processo?


FASE I
1ª Consulta


Durante a primeira consulta é recolhido todo o historial do indivíduo a vários níveis - psicomotor, cognitivo, emocional e social. No caso das crianças e adolescentes, esta consulta é realizada na presença dos pais.


FASE I
1ª Consulta

Durante a primeira consulta é recolhido todo o historial do indivíduo a vários níveis - psicomotor, cognitivo, emocional e social. No caso das crianças e adolescentes, esta consulta é realizada na presença dos pais.

Fase II
Avaliação


Momento 1 - São realizadas três a quatro sessões com a criança/ adolescente/ jovem/ adulto, durante as quais se observa o seu comportamento e as estratégias que utiliza para realizar as várias actividades propostas.


Saiba +

FASE II
AVALIAÇÃO

Momento 1

São realizadas três a quatro sessões com a criança/ adolescente/ jovem/ adulto, durante as quais se observa o seu comportamento e as estratégias que utiliza para realizar as várias actividades propostas. Esta observação permite perceber quais os recursos cognitivos do indivíduo - como entende os dados de um problema, como os processa, analisa, compara e categoriza, que estratégias cria para elaborar, planificar e antecipar as respostas e de que forma experimenta as soluções. Desta forma, podem ser identificadas as competências mais fortes e as mais frágeis que requerem intervenção psicopedagógica.

No caso das crianças e adolescentes, no decorrer do processo de avaliação, poderá haver a necessidade de contactar o director de turma para recolher informação acerca do contexto escolar.

Momento 2

Após a avaliação, realiza-se mais uma sessão (no caso das crianças e adolescentes, também na presença dos pais) com o objectivo de falar sobre as necessidades identificadas e sobre a proposta de intervenção psicopedagógica aconselhada. Nesta sessão, pretende-se fazer uma síntese integradora de todo o processo decorrido, focando os aspectos pedagógicos, cognitivos e afectivo-sociais.

No decorrer do período de avaliação, podem ser também diagnosticadas dificuldades de aprendizagem específicas - Dislexia, Disortografia, Discalculia e Disgrafia - e/ou possíveis perturbações do desenvolvimento, como a perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção.

FASE III
Intervenção


A intervenção dependerá das necessidades identificadas no processo de avaliação.


Saiba +

FASE III
Intervenção

A intervenção dependerá das necessidades identificadas no processo de avaliação e poderão ser realizadas actividades de leitura, escrita ou de cálculo, raciocínio lógico-matemático, actividades lúdicas ou práticas relacionadas com os métodos e hábitos de estudo ou com a realização dos trabalhos de casa, exercícios de lateralidade, diálogo, estratégias de comunicação interpares, compreensão e aceitação das regras escolares, profissionais e sociais, promoção da auto-estima e autonomia, entre outras. As sessões têm duração de 45 minutos (no caso das crianças e adolescentes) e de 60 minutos (no caso dos jovens e adultos) e a periodicidade das mesmas dependerá das necessidades de cada um (1 ou 2 sessões por semana).


Áreas de especialidade


Métodos e técnicas de estudo

Métodos e técnicas de estudo


Os métodos e técnicas de estudo referem-se às estratégias de organização do tempo e do espaço de trabalho, de planificação, de aquisição e exposição das matérias, de realização dos trabalhos de casa e de preparação para os testes.


Métodos e técnicas de estudo

Métodos e técnicas de estudo

Os métodos e técnicas de estudo referem-se às estratégias de organização do tempo e do espaço de trabalho, de planificação, de aquisição e exposição das matérias, de realização dos trabalhos de casa e de preparação para os testes, que poderão ser aplicadas a qualquer criança/ adolescente e deverão ser implementadas na escola e em casa, criando hábitos de estudo diários. Estas estratégias são muito importantes para o sucesso escolar e também para promover a autonomia, a auto-estima e a responsabilidade.

ORTODONTIA

Apoio escolar individual


O apoio escolar individual tem como objectivo fazer uma ponte entre o acompanhamento psicopedagógico e as exigências escolares.



Apoio escolar individual

Apoio escolar individual

O apoio escolar individual tem como objectivo fazer uma ponte entre o acompanhamento psicopedagógico e as exigências escolares. É um acompanhamento adaptado às características do indivíduo e pretende prevenir ou corrigir aprendizagens realizadas de forma errada. Por norma, durante as sessões são utilizados os conteúdos escolares e os trabalhos de casa como base de trabalho e, como ponto de partida para ir ao encontro das necessidades do indivíduo, mas poderão ser utilizados outros materiais, outros conteúdos e outras actividades que sejam importantes para solidificar as aprendizagens.

 

O apoio escolar individual funciona em sessões de 1 ou 2 hora/semana, podendo o número de sessões semanais aumentar nos períodos mais exigentes do ano lectivo.

PRÓTESE ESTÉTICA

Aconselhamento parental


O aconselhamento parental tem como objectivo ajudar os pais a lidar com os desafios da aprendizagem dos seus filhos.




PRÓTESE ESTÉTICA

Aconselhamento parental

O aconselhamento parental tem como objectivo ajudar os pais a lidar com os desafios da aprendizagem dos seus filhos, com as exigências da vida escolar e com as dificuldades de aprendizagem gerais ou específicas que possam estar a criar conflitos na dinâmica familiar. Ao longo das sessões, pretende-se dotar os pais de estratégias facilitadoras que promovam o bem-estar da criança/ adolescente e a harmonia familiar.

Leitura e escrita

Leitura e
escrita


A aprendizagem da leitura e da escrita são processos extremamente complexos e essenciais para a comunicação, para a aquisição de novos conhecimentos e para a efectivação de relações interpessoais.


Leitura e escrita

Leitura e escrita

A aprendizagem da leitura e da escrita são processos extremamente complexos e essenciais para a comunicação, para a aquisição de novos conhecimentos e para a efectivação de relações interpessoais. Quando ocorrem dificuldades na leitura e/ou na escrita, todo o processo de aprendizagem fica comprometido e a criança/adolescente poderá mostrar sinais de falta de interesse, autoconfiança e autonomia, baixa auto-estima, desmotivação, comportamento desadequado, etc.

 

A Psicopedagogia tem um papel muito importante na prevenção e no tratamento das dificuldades de leitura e/ou escrita.

Estimulação cognitiva

Estimulação
cognitiva


As actividades de estimulação cognitiva têm como objectivo melhorar as competências para o desenvolvimento das funções cognitivas e permitir a evolução de habilidades e capacidades individuais de forma a construir uma trajectória de sucesso nas aprendizagens e prevenir dificuldades futuras.


Estimulação cognitiva

Estimulação cognitiva

As actividades de estimulação cognitiva têm como objectivo melhorar as competências para o desenvolvimento das funções cognitivas e permitir a evolução de habilidades e capacidades individuais de forma a construir uma trajectória de sucesso nas aprendizagens e prevenir dificuldades futuras. A estimulação de funções mentais, como a atenção/concentração, a memória, a percepção, a linguagem e o raciocínio, potencializa o processo de captação, integração, elaboração e expressão da informação, ou seja, o processo de aprendizagem.

Acompanhamento Psicopedagógico

Acompanhamento Psicopedagógico


Processo de intervenção nas dificuldadades de aprendizagem gerais ou específicas, que depende das necessidades identificadas durante a avaliação.


Acompanhamento Psicopedagógico

Acompanhamento Psicopedagógico

Processo de intervenção nas dificuldadades de aprendizagem gerais ou específicas, que depende das necessidades identificadas durante a avaliação, durante o qual serão realizadas diversas actividades (como por exemplo, leitura, escrita ou de cálculo, raciocínio lógico-matemático, actividades lúdicas ou práticas relacionadas com os métodos e hábitos de estudo ou com a realização dos trabalhos de casa, exercícios de lateralidade, diálogo, estratégias de comunicação interpares, compreensão e aceitação das regras escolares, profissionais e sociais, promoção da auto-estima e autonomia, entre outras).


- Dificuldades de aprendizagem gerais:

 

Atenção

Concentração

Leitura

Escrita

Lateralidade

Vocabulário

Grafismo

Expressão verbal

Raciocínio lógico-matemático

Técnicas e métodos de estudo


- Dificuldades de aprendizagem específicas:

 

Dislexia

Disortografia

Discalculia

Disgrafia


As sessões têm duração de 45 minutos (no caso das crianças e adolescentes) e de 60 minutos (no caso dos jovens e adultos) e a periodicidade das mesmas dependerá das necessidades de cada um (1 ou 2 sessões por semana).


Locais


  • Aquafitness

    /

    NaturAjna

    /

    Clínica da Raquel


  • Aquafitness


    CHARNECA DE CAPARICA

    Sónia Martins

    R. das Quintinhas 15, 2820-352 Charneca de Caparica, 932 489 449



    NaturAjna


    ALMADA

    Sónia Martins

    Rua Conceição Sameiro Antunes, nº15 A/B Cova da Piedade - 2805-123 Almada, 932 489 449



    Clínica Drª Raquel Braz Nogueira

    LISBOA

    Clínica Drª Raquel Braz Nogueira

    Rua Helena Félix, nº8 Sala 2 1600-121 Lisboa, 932 489 449



Contactos



Telefone +351 932 489 449


Email sonia.martins@psicopedagogia.pt


Website www.psicopedagogia.pt